domingo, 15 de junho de 2014

The Filhadaputisse's never ends

É Froyde! Olha só!? Em 2011, se eu não me engano, eu fiz um curso na área de Geoprocessamento (ArcGIS) em Belo Horizonte, e um dos colegas de curso, falou bastante deste exoesqueleto que seria inaugurado na COPA.
Um sistema que permitiria um paraplégico controlar seus membros (braços e pernas) utilizando apenas comandos do cérebro, seria algo surpreendente, afinal são anos de pesquisa, investimento, estudos... Sem sombra de dúvidas o momento mais aguardado (pelo menos pra mim e muitas outras pessoas com as quais conversei sobre tal assunto)... Quando eu escutava esse colega de curso explicando esse projeto, aquilo me soava quase que como ficção cientifica. Fiquei curioso um bom temo com isso, pensando se realmente eu veria isso na abertura da "Copa do Mundo de 2014"!

3 segundos, foi o que durou... foi o tempo de abaixar a cabeça pra pegar mais pipoca na vasilha que estava no meu colo e eu perdi a cena... só fui ver depois na internet!

Aí eu te pergunto (voz do Marcelo Rezende):
É ou não é filhadaputisse uma coisa dessa?
Deram mais ênfase naquela bola careta cheia de luzes do que no exoesqueleto!

Zueiras e revoltas a parte, vale a pena conferir essa entrevista com o cientista brasileiro Miguel Nicolelis explicando melhor todo contexto do exoesqueleto!



Pra encerrar: já no final do vídeo você vê o depoimento das pessoas que trabalharam (e ainda trabalham) arduamente nesse projeto! Volto na parte dos 3 segundos; é ou não é revoltante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário